terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Inspiração satchel

Sensação dos fashionistas mundo a fora as bolsas satchel caíram no gosto delas e deles. Estão enquadradas na categoria bolsa-carteiro, com estilo retrô, geralmente pequenas, que podem ser levadas com facilidade e lógico comportam tudo o que você precisa ter no dia-a-dia. Também é dona de uma história incrível.
A satchel surgiu na Inglaterra, em meados dos anos 30, e se popularizou durante a década de 40. Eram fabricadas no interior do país, em couro, para que fossem duráveis e resistentes, já que o período era o da Segunda Guerra, havia grande escassez  de matéria-prima e dinheiro, e as pessoas não podiam se dar ao luxo de estar comprando acessórios a todo momento.
Nessa época, a tão desejada bolsa, não era sinônimo de luxo, tão pouco de estilo. Eram principalmente destinadas para as crianças, na grande maioria rapazes, de classe média ou baixa, que as utilizavam como pasta para levar material escolar e lanche para os colégios.
Depois da Segunda Guerra, com a recuperação das economias, o setor de luxo começou a investir pesado novamente, e a satchel caiu no esquecimento. Mas nos dias de hoje, com a valorização do retô e do trabalho manual. elas voltaram com tudo e voltaram lindas, estilosas, práticas e acima de tudo úteis, em diversos materiais e cores.
Confiram abaixo, algumas fotos de pessoas que investiram nesse acessório incrível.


Cores fortes e ousadas.

O amarelo fluo, forte tendência em acesórios

De novo o amarelo, em tom mostarda.

Modelo mais minimalista, em couro de aspecto cru.

Como complemento de uma composição

Este modelo é idêntico aos dos anos 40

O verde com uma pegada mais fashion em um look color block

Tradicional, simples e linda.

Hoje, o modelo satchel, também serve de base e inspiração para It-Bags de grandes grifes, como a bolsa Alexa da Mulberry e a PS1 da Proenza Schouler.


Com colaboração de Carlos Negreiros, do blog Le Vintage Prince
Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário